quarta-feira, 24 de outubro de 2007

LIALA - Gerência do ano 2006

Tomou lugar no passado dia 20 de Outubro a Assembleia Geral Ordinária da LIALA.
Foi apresentado o plano de actividades que nortearam os últimos meses da associação onde se destacam os seguintes items:

  • Reabertura do processo ligado à gestão dos espaços verdes, parqueamentos, manutenção e conservação da rede viária e espaços públicos, estando actualmente em vias de entendimento protocolar;
  • Assinatura de protocolos na área do Desporto e Cultura;
  • Angariação de novos sócios com actualização de quotas existentes, realização de novos cartões, etc.;
  • Actividades culturais e físico-terapêuticas que são subsidiadas pela Câmara Municipal de Sesimbra através do seu Departamento de Acção Social – Gerontomotricidades, logoterapia, artes e ofícios e danças de salão;
  • Equílibrio da situação económico/financeira.

Tendo em conta todo o trabalho desenvolvido pela actual direcção da LIALA, esta associação de utilidade pública é actualmente uma grande referência e um dos grandes pólos sociais, no conjunto das organizações representativas do concelho de Sesimbra.

domingo, 21 de outubro de 2007

Sondagens L.A. Sesimbra - J.F.L.A.

Caros amigos,

Terminou a sondagem sobre a hipotética criação da Junta de Freguesia da Lagoa de Albufeira.
O resultado é esmagador:

Parece-me uma óptima ideia! - 79,21% correspondente a 80 votos
Não faz qualquer sentido. - 15,84% correspondente a 16 votos
Tanto me faz... - 4,95% correspondete a 5 votos

É notório que os habitantes da Lagoa pretendem que de facto se crie uma nova Junta de Freguesia que defenda os seus interesses e da própria Lagoa.
Senhores decisores, tomem em atenção a opinião do povo...

domingo, 14 de outubro de 2007

Paragens

Enquanto noutras localidades da Freguesia do Castelo são colocados novos abrigos de passageiros e requalificados outros, na Lagoa de Albufeira o melhor que temos é isto:


Os abrigos que existem estão completamente destruídos e sem condições. A paragem encontra-se à beira da estrada sem qualquer tipo de protecção e as pessoas têm de aguardar pelo transporte no meio das ervas.

Cartão de Visita

Durante todo o último Verão, este foi o aspecto de um dos restaurantes que dá apoio à praia da Lagoa de Albufeira. Que belo cartão de visita...


sábado, 6 de outubro de 2007

Alcatrão na Estrada de Acesso ao Mercado (Continuação)

Mais uma evolução nos trabalhos de asfaltamento da estrada de acesso ao Mercado da Lagoa. Falta marcar a estrada e retirar os postes do meio do caminho...



sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Vamos Dançar

No âmbito do programa "Sempre a mexer para não envelhecer", estão abertas as inscrições na LIALA para Salsa, Merengue, Bachata, Kizomba, Chá-Chá-Chá, Rumba, Tango, Slowfox, Samba, Valsa Inglesa e Vienense, Pasodoble, Jive, etc.
O custo é de 10,00€ e os eventos tomam lugar todas as Terças-Feiras das 9h00 às 10h00 na LIALA.

Inscreva-se já!!

LIALA - Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira
Estrada dos Murtinhais, Lote 4
Lagoa de Albufeira 2970-377 Sesimbra
Tel./Fax.: 212 684 147

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Artigo no Jornal de Sesimbra (Outubro de 2007)


Maravilhosos Espaços Verdes

Aquando do planeamento da Urbanização da Lagoa de Albufeira, foi exigido a algumas AUGI’s a criação dos denominados espaços verdes.
Apesar desta decisão ter criado imensos problemas e desconforto a muitos proprietários que viram os seus lotes serem reduzidos (alguns deles drásticamente) ou mesmo deslocados para outros sítios, todos compreenderam com maior ou menor dificuldade que esta era uma exigência natural tendo em conta a obtenção de uma melhor qualidade de vida.
O objectivo principal é obter um equilíbrio ecológico das paisagens urbanas com a criação de zonas de lazer e recreio contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Esta expansão de zonas verdes surge como resposta a algumas carências das populações e passa pela instalação de mobiliário urbano, relvado, árvores, sistemas de rega, vedações, equipamentos para crianças, sistemas de iluminação, ciclovias, etc.
Com isto, não deverá descurar-se a conservação, manutenção e protecção deste património que é pertença de todos. Também é preciso ter em atenção a sua correcta utilização através de um conjunto de normas ou regras que responsabilizem não só os munícipes e utentes, mas também todas as entidades com competência para fiscalizarem, investigarem e participarem das infracções cometidas.
Estes parques, jardins e espaços verdes são espaços públicos cujo planeamento e gestão é da competência da autarquia, tal como é à mesma que compete zelar pela sua preservação e conservação de modo a permitir aos munícipes e utentes usufruir e beneficiar dos mesmos.
De um modo geral, infelizmente a acção de manutenção da Câmara Municipal de Sesimbra no que concerne aos espaços verdes da Lagoa tem sido insuficiente e até inexistente em alguns casos.
Sabemos da dificuldade e complexidade de uma gestão deste tipo e dos constrangimentos especiais que a própria Lagoa de Albufeira actualmente possui, mas os serviços básicos têm de ser assegurados em qualquer que seja o local.
Julgo que a solução para este problema passará pela realização de protocolos entre a autarquia e entidades locais de forma a delegar com fundos financeiros criados para o efeito a gestão e manutenção destes parques. A população da Lagoa de Albufeira merece que mais este problema fosse ultrapassado da melhor forma possível sem prejudicar os moradores.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novo Restaurante

Por razões que agora não vou aqui discutir nem argumentar, ambos os restaurantes que se encontram junto ao parque de estacionamento na praia da Lagoa de Albufeira vão ser demolidos.
De forma a fazer face a esse desfecho, há já algum tempo iniciou-se a construção de um novo espaço. Para quando a sua abertura?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Alcatrão no Acesso ao Mercado

Ao passar em frente do Casalão já se vê o novo banho de alcatrão que foi aplicado no acesso ao Mercado da Lagoa de Albufeira.
É uma boa noticia para todos os moradores e frequentadores do local, pois duma vez por todas, pelo menos naquele local, o problema do pó e da lama fica resolvido.
Só aguardamos que o mesmo tipo de trabalho seja aplicado em toda a Lagoa.
No entanto, estamos todos curiosos para ver como vai ficar a circulação automóvel tal como os futuros espaços de estacionamento depois da obra terminada...