sábado, 6 de dezembro de 2008

Novo Restaurante Príncipe Real

Quem se depara com as obras de construção do novo "Restaurante Príncipe" repara que o edifício encontra-se elevado cerca de +/-2 metros do nível do estacionamento. Este facto proporciona que mais tarde os pilares sejam tapados e essa área seja utilizada para fins para os quais não foi projectada. Mas, naturalmente, esta não é o problema mais grave que resulta desta situação.
O mais preocupante é a falta de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada. É verdade que existem lugares de estacionamento para esse fim, mas como poderão deslocar-se até ao novo restaurante? Como se deslocam até às casas de banho para pessoas com mobilidade condicionada?
De acordo com o Decreto – lei 163/2006 de 8 de Agosto, o qual define as condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos, são consideradas pessoas com Mobilidade Condicionada, um conjunto das pessoas com necessidades especiais.
Isto é pessoas em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, pessoas com dificuldades sensoriais, tais como as pessoas cegas ou surdas, e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos.
Deste ponto de vista estamos a falar de muita gente!

Deixamos aqui algumas fotos:

Plano de reconversão da Praia do Meco

Depois de lermos um artigo no número 114 do Boletim "Sesimbra Município" ficamos a saber pormenores sobre as obras de qualificação da Praia do Meco.
Quero antes de mais salientar que nada tenho contra a Praia do Meco, mas sinto que posso manifestar a revolta que a população da Lagoa de Albufeira sente com esta situação, pois têm conhecimento do que se passa profundamente na Lagoa e assim só nos resta lamentar que para a Câmara de Sesimbra a Lagoa de Albufeira seja apenas uma fonte de rendimento na época balnear. Para tal tapam-se uns buracos, reparam-se umas tábuas e acrescenta-se uns metros quadrados de calçada. Meus amigos, isto não chega…

Podem ler o artigo em:

Este plano de reconversão da Praia do Meco está inserido no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado que foi aprovado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Assim, podemos questionar:
  • A Lagoa de Albufeira não pertence à mesma Orla Costeira Sintra-Sado?
  • Não poderia ser feito o mesmo para a Lagoa de Albufeira?
  • Será que a Lagoa de Albufeira não tem importância para o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)?
  • Deverá a Praia do Meco continuar a ser beneficiada e a Lagoa de Albufeira a ser deixada para trás?
  • Porquê todo este dinheiro investido na Praia do Meco? Será por ser o Meco a praia do JET 7? Isso faz da Lagoa a praia do roto e do pé descalço?
  • Será que a LIALA não poderá ajudar?