sábado, 22 de agosto de 2009

Separadores Centrais

Foram colocados separadores centrais na estrada da marginal da Lagoa de forma a facilitar a circulação automóvel.

Pode não ser a melhor solução ao nível estético e muito menos me parece uma forma definitiva de resolver o problema dos acessos à praia, mas parece-me que já é melhor do que nada e que de facto melhora em muito a situação anterior de se perderem vários minutos ao sol dentro do carro para entrar e sair da praia.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ponte de Aiana

Verifica-se há já algum tempo alguns trabalhos de manutenção e limpeza das bermas na Ponte de Aiana. Penso que o objectivo das obras é o alargamento da ponte de forma a evitar o "afunilamento" que actualmente se verifica.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Candidatura ao QREN

De acordo com o site da CM Sesimbra, foi apresentado pela autarquia uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a protecção e valorização da margem sul da Lagoa de Albufeira.
O projecto, estimado em dois milhões de euros, propõe a construção de um conjunto de equipamentos, entre os quais um corredor sobrelevado em madeira desde a Casa do Infantado até à ribeira da Aiana, que se assumirá como um passadiço de contemplação, de actividades desportivas e de passeio. Esta infra-estrutura permite observar toda a beleza ambiental desta área e é, por este motivo, um local privilegiado para a fotografia de natureza e observação de aves, que se concentram especialmente, junto à Lagoa Pequena.

Será ainda melhorado o acesso às praias junto ao mar através de um novo passadiço entre o acesso à Lagoa-mar e a Praia da Amieira, que será posteriormente alargado até à Praia do Moinho de Baixo. Para a margem norte da marginal, onde actualmente existe um restaurante, está definida uma plataforma para observação e estadia sobre a lagoa, com iluminação, bancos em madeira direccionados para diferentes pontos, papeleiras e bebedouro.
A valorização desta zona passa ainda pelo ordenamento da marginal. Neste sentido está prevista a ampliação do parque e bolsas de estacionamento ao longo da margem sul, bem como uma escadaria de acesso entre o aglomerado urbano e a praia. Estas são algumas das intervenções definidas neste projecto importante para a promoção ambiental da Lagoa.
A autarquia espera que a candidatura possa ser aprovada antes do final do ano, de modo a iniciar o concurso para a obra.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Espelho de água azul safira

O prazer de ir à Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra, começa ainda antes de lá chegar, na pequena descida de acesso à "marginal" que ladeia até à beira do Atlântico aquele espelho de água azul safira (em especial quando a maré está cheia), pontilhado de pequenos barcos (quase todos a pedais) e de candidatos a windsurfistas, sempre com miúdos e graúdos a brincar, a atravessar a lagoa a pé ou a nadar para o pinhal verde na outra margem.
Com um restaurante no início da rua e dois ao fundo (um de pedra, marcado para demolição, o outro de madeira sobre estacas, com uma magnífica panorâmica sobre a lagoa e o mar aberto), a praia da Lagoa de Albufeira é servida ainda por um parque de campismo "escondido" no meio das árvores.
Quem preferir as ondas do mar, encontra uma praia de areia grossa até à zona do Meco e com espaço para tudo e todos, mesmo quando não há vento. Sujeita a obras de saneamento e remodelação, incluindo a criação de um parque de estacionamento, o espaço tem ainda um problema - cuja solução, aparentemente fácil, evitaria o caos que resulta de se cruzarem os carros que saem com os que chegam ao local.

por Manuel Carlos Freira in DN Portugal

domingo, 9 de agosto de 2009

Recuperação dos Ecossistemas na Lagoa de Albufeira

A Quercus e a Simarsul vão recuperar, a partir de Setembro, alguns ecossistemas da Lagoa de Albufeira. Pretende-se, assim, reduzir a pegada ecológica.
Segundo a Quercus, esta acções de contra-pegada, vão iniciar-se entre Agosto e Setembro e vão incidir na conservação da Lagoa pequena e uma parte da Lagoa de Albufeira. Estes espaços estão classificados como Sítio e Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves da Rede Natura 2000 e também pertencem à Lista de Zonas Húmidas da Convenção de Ramsar.
A associação ambientalista vai, para o efeito, fazer acções de sensibilização e formação aos colaboradores da Simarsul com vista à implementação do programa e acompanhar a execução do plano de redução.
A Simarsul realizou com o apoio da Quercus um diagnóstico da pegada ecológica para medir os impactos ambientais. A Simarsul está a elaborar um plano de redução dos impactos ambientais.
A contra-pegada prevê então investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, que serão implementados na Lagoa Pequena, numa lógica de compensação de metros quadrados ou hectares.
«No primeiro trimestre do próximo ano serão apresentados os primeiros resultados desta parceria», refere a Quercus. A associação salienta que a Simarsul é a primeira empresa portuguesa a subscrever um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica com a Quercus para os próximos cinco anos.
Mais informações em:

sábado, 1 de agosto de 2009

Abertura da Lagoa

De acordo com o boletim "Sesimbra Município", desde a Páscoa, altura em que tradicionalmente se procede à abertura da Lagoa de Albufeira ao mar, a Câmara Municipal de Sesimbra já teve que restabelecer a ligação em vários momentos. Apesar de não ser uma responsabilidade sua, a autarquia reconhece que esta operação é vital, tanto para assegurar a qualidade das águas balneares, como para manter o equilíbrio da flora e fauna existentes no local.
Embora não seja a primeira vez que o canal que liga a Lagoa ao mar se fecha durante o Verão, este ano as condições meteorológicas, associadas às marés, têm estado a dificultar a consolidação da operação.Apesar de ser uma tarefa que movimenta meios financeiros e logísticos relevantes, e que por vezes se torna ingrata, pois horas após a abertura as areias voltam a fechar o canal, a Câmara Municipal vai continuar a garantir a ligação durante o período de Verão.