domingo, 18 de outubro de 2009

Candidatura ao QREN - Aprovação

A CM Sesimbra anunciou que a candidatura apresentada ao Quadro de Referência Nacional para protecção e valorização da margem sul da Lagoa de Albufeira foi aprovada.
O projecto tem um valor de 2 milhões de euros, dos quais 50 por cento serão comparticipados por fundos comunitários, e corresponde à implementação parcial do Plano de Praia da Lagoa de Albufeira previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra - Sado. A intervenção inclui a recuperação das dunas e a construção de um conjunto de infra-estruturas, entre as quais um passadiço sobrelevado em madeira desde a Casa do Infantado até à Lagoa Pequena, que será um percurso privilegiado para passeios, contemplação, fotografia de natureza e observação de aves. Prevê também o melhoramento do acesso às praias através de um novo passadiço entre o acesso à Lagoa-mar e a Praia da Amieira, que poderá ser posteriormente alargado à Praia do Moinho de Baixo.
O extremo ocidental da marginal será contemplado com uma plataforma dotada de iluminação e zonas de descanso, que para além de ser um local ideal para a observação da frente oceânica da Lagoa, permite o desenvolvimento de actividades lúdicas.
A valorização desta zona passa ainda por uma intervenção na marginal, cujo objectivo principal é ordenar o estacionamento e melhorar o acesso viário e pedonal.

Estrada dos Murtinhais

Finalmente foi aprovado o projecto de execução e abertura de concurso público para a empreitada de pavimentação da Estrada dos Murtinhais, que liga a EN 377 à Lagoa de Albufeira. A obra, cujo valor base é de 1 milhão e 451 mil euros, inclui instalação de piso betuminoso, redes de águas, saneamento, telecomunicações e rede eléctrica, construção de passeios e estacionamento e plantação de árvores.
Vale mais tarde do que nunca...