domingo, 25 de abril de 2010

Abertura da Lagoa ao mar 2010



Numa notícia transmitida pela SIC, no dia 3 de Abril, alguns pescadores e marisqueiros acusaram a Câmara Municipal de se ter atrasado na abertura da Lagoa, e afirmaram que esse atraso originou a morte de peixes e mariscos. A autora da peça acrescentou que a situação foi confirmada por um relatório do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR).
No entanto, a Câmara Municipal de Sesimbra refere que desconhece qualquer relatório do IPIMAR e rejeita as afirmações dos pescadores e marisqueiros e acrescenta que apesar de ser tradição de se abrir a Lagoa no fim-de-semana da Páscoa, neste momento devido ao assoreamento que se verifica, é necessário escolher as marés mais favoráveis, o que dificulta essa conjugação. O desassoreamento, da responsabilidade do Estado deveria ser feito de 4 em 4 anos mas o último aconteceu há mais de 10.
A Lagoa de Albufeira foi aberta ao mar no dia 15 de Abril, depois de três dias de trabalho. A operação, levada a cabo pela Câmara Municipal, é fundamental para renovar as águas interiores e assegurar o equilíbrio do ecossistema lagunar. Os trabalhos decorrem no âmbito do acordo de colaboração entre a autarquia e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.