segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Projectos de empreendimentos turísticos na Lagoa

A Câmara Municipal de Sesimbra defende que esses projectos constituem uma aposta no turismo essencial para o desenvolvimento do Concelho criando mais postos de trabalho e mais visitas a Sesimbra e em consequência à Lagoa de Albufeira.
No entanto, estes projectos vão provocar um aumento de tráfego nas EN377 e EN378, vias estas que actualmente já estão entupidas aos fins de semana e no Verão. Sei que foi já efectuado um estudo para o melhoramento dos acessos a Sesimbra. Então do que estão à espera para avançar com isso? Será que é necessária a existência destes projectos de empreendimentos para se lembrarem da população da Lagoa? A conclusão que retiro daqui, é que senão houver empreendimentos, os acessos nunca serão melhorados e vamos todos continuar a passar horas intermináveis em filas de trânsito na Estrada de Fernão Ferro, etc.
Por outro lado, esses projectos prevêm a criação de uma extensa área de campos de golfe, os quais, como é do domínio público, são infraestruturas que levantam enormes problemas nas zonas mais sensíveis do ponto de vista do abastecimento e da captação de água. Não só a sua criação e manutenção é extremamente exigente em termos de água, como ainda obrigam à utilização intensiva de adubos químicos e pesticidas que se infiltram nos solos, podendo contaminar os lençóis de água.
Não estou aqui para defender uma ou outra tese, mas será que isto é o melhor para a Lagoa?


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu só queria pedir a quem não sabe do que fala, que esteja calado.
Quando um Senhor se dá ao luxo de tecer comentários sobra a futura Igreja, que pelos vistos nunca vai frequentar, porque se fosse Cristão e fosse à missa saberia tudo o que se passsa com esse projecto, como não vai, desconhece e tece comentários, que são de alguém que é ignorante, mas pensa que sabe.

Anónimo disse...

Para quem é cristão a tenda vai servindo, pois o dinheiro não aparece de repente. Tive o privilégio de ver a minha neta, ser a primeira criança a receber a primeira comunhão na Lagoa de Albufeira, e como a tenda estava linda, em Maio de 2009.
A.Noura