domingo, 11 de fevereiro de 2007

Características da Lagoa de Albufeira

A Lagoa de Albufeira situa-se a meio caminho entre Lisboa e Sesimbra, a cerca de 20 km das duas, na costa Oeste da península de Setúbal. Pertence à freguesia do Castelo, ao concelho de Sesimbra, e ao distrito de Setúbal.

A Lagoa de Albufeira é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, e pela água salgada do mar, quando o cordão dunar é aberto artificialmente na Primavera.
É constituída por três lagoas, a Grande, a Pequena e a da Estacada.
Por atingir os 15 m de profundidade máxima, a Lagoa de Albufeira é considerada a mais funda de Portugal. Há 10 mil anos, com o nível do mar mais abaixo, a Lagoa de Albufeira ainda não se tinha formado. No seu lugar existia um vale profundo onde iam desaguar ribeiras ladeadas nas margens por amieiros e salgueiros. Nos arredores existiam pinhais e carvalhais.
Progressivamente, o nível do mar começou a subir - devido ao aumento da temperatura atmosférica no planeta, que derreteu os glaciares nos oceanos . invadindo o litoral, inclusive este vale. Com a estabilização do nível do mar, há 5 mil anos, começaram a formar-se dunas à entrada da lagoa, por deposição de areias transportadas pelas ondas, que a fecharam ao mar. Também as ribeiras depositaram sedimentos na lagoa, que por isso se foi reduzindo em profundidade e extensão. O transporte e a deposição de areias e outros sedimentos é um processo contínuo. Todos os dias viajam sedimentos através das ribeiras, oriundos das suas margens e leitos, até ao fundo da lagoa. Todos os dias o mar deposita mais areia à entrada da Lagoa Grande até esta, algumas semanas após ter sido aberta, se fechar de novo ao oceano.

9 comentários:

zaNNy disse...

A nossa Lagoa é tão Linda :)

Anónimo disse...

lagoa de albufeira 4forever.

melhor sitio n ha,pikena mas liiiiiinda.

Anónimo disse...

OLA
sou a carla sofia e nao podia deixar de fazer uma "homenagem" a essa linda lagoa.
foi a 1 praia k "pisei", passei a minha criancice toda neste lindo lugar.Todas as ferias grandes (ainda no tempo delas) eram passadas na lagoa de albufeira.
Hoje tenho 37 anos e uma filha de 13 anitos e continua a ser a nossa praia de eleicao.
beijitos

Anónimo disse...

fOI PIONEIRA NESSA LAGOA.pASSEI MINHA JUVENTUDE, E VI CRECER MEU FLHO E SOBRINHOS, NUMA CASA QUE MINHA MÃE COMPROU, UM GRANDE SONHO QUE ELA CONSEGUI REALIZAR.hOJE TENHO 60 ANOS MORO NOBRASAIL, MAS JAMAIS PODEREI ESQUECER TANTA BELEZA.
DINA

Unknown disse...

Eu também adoro essa praia, mas atenção quando a maré muda, e nós aproveitamos a boleia e vamos na corrente porque este ano estava eu e o meu filhote nas suas belas águas, quando tiveram que nos ir buscar lá dentro, já quase sem vida de tanto lutar para sair da força da água.É linda é boa mas também perigosa, CUIDADO. Obrigada ao Srº da prancha de Windsorf que nos salvou.

Unknown disse...

Desde criança tenho o sonho de conhecer Portugal, nossa "pátria irmã", vendo essas imagens da Lagoa minha vontade aumentou, mas sinto que está perto o dia que realizarei esse sonho! Luzia Barbosa
Boa Vista - Roraima - Brasil

Anónimo disse...

Decididamente a mais bela lagoa.
Eu conheço um local da lagoa bem vazio,sem ninguém,onde dá para pescar e acampar. Super!

Nuno disse...

Já há alguns anos que pelas férias do Verão vou até à Lagoa passar uns dias. E adoro. Tanto que este ano gostava de convidar uns amigos para acampar. Mas coloca-se então um problema: transportes! Nem eu nem nenhum dos meus amigos tem carro e os únicos transportes que descobri foram apenas as duas carreiras diárias da TST, que ligam a Lagoa a Sesimbra. Alguém conhece algum outro transporte além deste?

Anónimo disse...

Conheço desde pequena inúmeras praias, mas nunca conheci uma praia tão bela de natureza, pois aí não falta nada. Só é pena a falta de transportes mas todos os anos vou lá pelo menos em Agosto. Que Paraíso o da LAGOA DE ALBUFEIRA!

7 de Setembro de 2012