segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Saneamento somente em 2008

A garantia de que em Janeiro de 2008, a ETAR do Meco/Lagoa vai estar a funcionar é dada pelo gabinete do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, podendo nessa data, as habitações ligarem-se à rede municipal de esgotos.
Dizem também que a ETAR está englobada no plano de intervenção da SIMARSUL - Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal e que já foi adjudicado o projecto e a concepção da obra, que deverá ter início em Janeiro. Àquele sistema multimunicipal cabe a responsabilidade da construção da rede em alta, enquanto que a autarquia sesimbrense deverá avançar com a rede em baixa. A Câmara defende que de modo a não repetir erros do passado (construir as ETAR sem as dotar de condições para funcionar) quer, em primeiro lugar, garantir que os loteamentos actuais e futuros fiquem dotados de infraestruturas que possibilitem a ligação da rede de esgotos dos proprietários à rede geral.
Na minha opinião, considero que a construção da ETAR e a ligação dos esgotos é essencial, mas devia ter sido feita com o Plano de Urbanização, pois quanto mais tempo se prolongar a deposição dos esgotos em fossas, piores são as consequências para a qualidade das águas da lagoa.Como é do conhecimento de todos, apenas quem tiver licença de habitação e tiver desactivado os poços ou furos, pode requisitar ligação à rede de abastecimento de água e no futuro aos esgotos.
Julgo que não é justo que as pessoas tenham pago cerca de 20 mil euros cada, no âmbito da reconversão da Lagoa e que continuem à espera de uma coisa tão essencial como a ETAR.

Sem comentários: