terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Kitesurf


"A Lagoa de Albufeira é um dos melhores sítios do mundo para praticar kitesurf!"

Quem o diz é Rui Pedro Meira de 21 anos e sétimo no ranking mundial de 2006 (ranking PKRA). É o único sítio do país onde normalmente estão 50 ou 60 asas no ar sendo perfeito para praticar este desporto, onde não há perigos nenhuns e o vento, normalmente, está sempre favorável à prática do kitesurf.
O kitesurf é uma mistura de surf, snowboard e wakeboard e um pouco de parapente tendo sido criado no Havai por um engenheiro francês com o objectivo de surfar as ondas sem a necessidade de remar e com a possibilidade de saltar.
Apesar de ser um desporto bastante interessante e bonito de se ver, não se pratica facilmente. É necessário aprender com muito cuidado numa escola especializada, pois é um desporto perigoso, não para o praticante, mas sim para os banhistas.
Quem desejar praticar kitesurf poderá vir à Lagoa de Albufeira, onde há uma escola com instrutores próprios com experiência na arte de ensinar. Esta modalidade não é aconselhada a menores de 15 anos e também não se trata de um desporto “barato”, pois quem desejar começar a praticar a sério não gasta menos de 700€.
Se de facto, é admitido pelos especialistas que a Lagoa de Albufeira é um dos melhores sítios mundiais para praticar esta modalidade desportiva, porque não aproveitar esta vantagem? Na minha opinião é uma excelente oportunidade de dinamizar e divulgar a região e com isso evoluir a vários níveis. A realidade de já existir uma escola na Lagoa poderá ser a mola impulsionadora para melhorar as condições que possuem com a construção de novas e modernas instalações de forma a dar apoio à prática da modalidade. É mais uma razão para requalificar a marginal da Lagoa onde poderão incluir a organização de campeonatos nacionais, europeus e mundiais da modalidade.
Penso que o desporto na sociedade actual bem combinado com o marketing pode atingir patamares que devem levar à divulgação da região com o objectivo de trazer novos investidores. Esta acção conduzida com sucesso e com o apoio da autarquia gera riqueza e dinamiza o comércio que, em sequência, melhora a economia do Concelho e a qualidade de vida dos seus habitantes.
Esta é uma das principais razões porque defendo que a Lagoa de Albufeira possui condições excepcionais para se tornar um local de extrema importância para Sesimbra a nível económico e social.

Sem comentários: