terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Alfarim - Terra de Campo e Mar


Recomendo a visita a este blog: http://alfarim-terradecampoemar.blogspot.com/ onde podem encontrar informação variada sobre Alfarim e não só.
A não perder!

domingo, 18 de outubro de 2009

Candidatura ao QREN - Aprovação

A CM Sesimbra anunciou que a candidatura apresentada ao Quadro de Referência Nacional para protecção e valorização da margem sul da Lagoa de Albufeira foi aprovada.
O projecto tem um valor de 2 milhões de euros, dos quais 50 por cento serão comparticipados por fundos comunitários, e corresponde à implementação parcial do Plano de Praia da Lagoa de Albufeira previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra - Sado. A intervenção inclui a recuperação das dunas e a construção de um conjunto de infra-estruturas, entre as quais um passadiço sobrelevado em madeira desde a Casa do Infantado até à Lagoa Pequena, que será um percurso privilegiado para passeios, contemplação, fotografia de natureza e observação de aves. Prevê também o melhoramento do acesso às praias através de um novo passadiço entre o acesso à Lagoa-mar e a Praia da Amieira, que poderá ser posteriormente alargado à Praia do Moinho de Baixo.
O extremo ocidental da marginal será contemplado com uma plataforma dotada de iluminação e zonas de descanso, que para além de ser um local ideal para a observação da frente oceânica da Lagoa, permite o desenvolvimento de actividades lúdicas.
A valorização desta zona passa ainda por uma intervenção na marginal, cujo objectivo principal é ordenar o estacionamento e melhorar o acesso viário e pedonal.

Estrada dos Murtinhais

Finalmente foi aprovado o projecto de execução e abertura de concurso público para a empreitada de pavimentação da Estrada dos Murtinhais, que liga a EN 377 à Lagoa de Albufeira. A obra, cujo valor base é de 1 milhão e 451 mil euros, inclui instalação de piso betuminoso, redes de águas, saneamento, telecomunicações e rede eléctrica, construção de passeios e estacionamento e plantação de árvores.
Vale mais tarde do que nunca...

sábado, 22 de agosto de 2009

Separadores Centrais

Foram colocados separadores centrais na estrada da marginal da Lagoa de forma a facilitar a circulação automóvel.

Pode não ser a melhor solução ao nível estético e muito menos me parece uma forma definitiva de resolver o problema dos acessos à praia, mas parece-me que já é melhor do que nada e que de facto melhora em muito a situação anterior de se perderem vários minutos ao sol dentro do carro para entrar e sair da praia.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ponte de Aiana

Verifica-se há já algum tempo alguns trabalhos de manutenção e limpeza das bermas na Ponte de Aiana. Penso que o objectivo das obras é o alargamento da ponte de forma a evitar o "afunilamento" que actualmente se verifica.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Candidatura ao QREN

De acordo com o site da CM Sesimbra, foi apresentado pela autarquia uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a protecção e valorização da margem sul da Lagoa de Albufeira.
O projecto, estimado em dois milhões de euros, propõe a construção de um conjunto de equipamentos, entre os quais um corredor sobrelevado em madeira desde a Casa do Infantado até à ribeira da Aiana, que se assumirá como um passadiço de contemplação, de actividades desportivas e de passeio. Esta infra-estrutura permite observar toda a beleza ambiental desta área e é, por este motivo, um local privilegiado para a fotografia de natureza e observação de aves, que se concentram especialmente, junto à Lagoa Pequena.

Será ainda melhorado o acesso às praias junto ao mar através de um novo passadiço entre o acesso à Lagoa-mar e a Praia da Amieira, que será posteriormente alargado até à Praia do Moinho de Baixo. Para a margem norte da marginal, onde actualmente existe um restaurante, está definida uma plataforma para observação e estadia sobre a lagoa, com iluminação, bancos em madeira direccionados para diferentes pontos, papeleiras e bebedouro.
A valorização desta zona passa ainda pelo ordenamento da marginal. Neste sentido está prevista a ampliação do parque e bolsas de estacionamento ao longo da margem sul, bem como uma escadaria de acesso entre o aglomerado urbano e a praia. Estas são algumas das intervenções definidas neste projecto importante para a promoção ambiental da Lagoa.
A autarquia espera que a candidatura possa ser aprovada antes do final do ano, de modo a iniciar o concurso para a obra.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Espelho de água azul safira

O prazer de ir à Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra, começa ainda antes de lá chegar, na pequena descida de acesso à "marginal" que ladeia até à beira do Atlântico aquele espelho de água azul safira (em especial quando a maré está cheia), pontilhado de pequenos barcos (quase todos a pedais) e de candidatos a windsurfistas, sempre com miúdos e graúdos a brincar, a atravessar a lagoa a pé ou a nadar para o pinhal verde na outra margem.
Com um restaurante no início da rua e dois ao fundo (um de pedra, marcado para demolição, o outro de madeira sobre estacas, com uma magnífica panorâmica sobre a lagoa e o mar aberto), a praia da Lagoa de Albufeira é servida ainda por um parque de campismo "escondido" no meio das árvores.
Quem preferir as ondas do mar, encontra uma praia de areia grossa até à zona do Meco e com espaço para tudo e todos, mesmo quando não há vento. Sujeita a obras de saneamento e remodelação, incluindo a criação de um parque de estacionamento, o espaço tem ainda um problema - cuja solução, aparentemente fácil, evitaria o caos que resulta de se cruzarem os carros que saem com os que chegam ao local.

por Manuel Carlos Freira in DN Portugal

domingo, 9 de agosto de 2009

Recuperação dos Ecossistemas na Lagoa de Albufeira

A Quercus e a Simarsul vão recuperar, a partir de Setembro, alguns ecossistemas da Lagoa de Albufeira. Pretende-se, assim, reduzir a pegada ecológica.
Segundo a Quercus, esta acções de contra-pegada, vão iniciar-se entre Agosto e Setembro e vão incidir na conservação da Lagoa pequena e uma parte da Lagoa de Albufeira. Estes espaços estão classificados como Sítio e Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves da Rede Natura 2000 e também pertencem à Lista de Zonas Húmidas da Convenção de Ramsar.
A associação ambientalista vai, para o efeito, fazer acções de sensibilização e formação aos colaboradores da Simarsul com vista à implementação do programa e acompanhar a execução do plano de redução.
A Simarsul realizou com o apoio da Quercus um diagnóstico da pegada ecológica para medir os impactos ambientais. A Simarsul está a elaborar um plano de redução dos impactos ambientais.
A contra-pegada prevê então investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, que serão implementados na Lagoa Pequena, numa lógica de compensação de metros quadrados ou hectares.
«No primeiro trimestre do próximo ano serão apresentados os primeiros resultados desta parceria», refere a Quercus. A associação salienta que a Simarsul é a primeira empresa portuguesa a subscrever um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica com a Quercus para os próximos cinco anos.
Mais informações em:

sábado, 1 de agosto de 2009

Abertura da Lagoa

De acordo com o boletim "Sesimbra Município", desde a Páscoa, altura em que tradicionalmente se procede à abertura da Lagoa de Albufeira ao mar, a Câmara Municipal de Sesimbra já teve que restabelecer a ligação em vários momentos. Apesar de não ser uma responsabilidade sua, a autarquia reconhece que esta operação é vital, tanto para assegurar a qualidade das águas balneares, como para manter o equilíbrio da flora e fauna existentes no local.
Embora não seja a primeira vez que o canal que liga a Lagoa ao mar se fecha durante o Verão, este ano as condições meteorológicas, associadas às marés, têm estado a dificultar a consolidação da operação.Apesar de ser uma tarefa que movimenta meios financeiros e logísticos relevantes, e que por vezes se torna ingrata, pois horas após a abertura as areias voltam a fechar o canal, a Câmara Municipal vai continuar a garantir a ligação durante o período de Verão.

sábado, 7 de março de 2009

Algumas observações sobre a actualidade

No foro territorial de Alfarim, Caixas e Lagoa de Albufeira que tomou lugar no passado mês de Maio de 2008, foram referidos alguns temas:

Relativamente à pavimentação da estrada dos Murtinhais, na Lagoa de Albufeira, depois de abandonada a hipótese da intervenção ser feita através de um acordo entre as AUGI e o empreiteiro da Simarsul, que ia executar as obras de saneamento, a autarquia foi obrigada a dar continuidade ao projecto de execução da rede, que só ficou concluído na passada semana.

Neste sentido, a Câmara Municipal, com o pressuposto de haver uma comparticipação das AUGI para o lançamento da obra, previu no Orçamento desse ano uma verba para lançar o concurso. Se houver luz verde por parte dos proprietários, a rua estará pavimentada em 2009. Conclusão: mais uma vez têm de ser os proprietários a pagar obras públicas para finalmente existirem condições mínimas de habitabilidade e segurança – a C.M.S. no seu melhor!

Foi também esclarecido pelo presidente da C.M.S. que em relação às intervenções que estão a decorrer na marginal da Lagoa de Albufeira, as mesmas estão associadas à construção do novo restaurante. A Câmara Municipal e o Instituto de Conservação da Natureza impuseram ao proprietário do novo estabelecimento um conjunto de obras, que incluem o alargamento do parque de estacionamento e a colocação de água, electricidade e saneamento.

Pelo andar dos trabalhos de construção do Restaurante, creio que teremos inauguração para breve! Quem sabe para a Páscoa, altura da tradicional abertura da Lagoa.

Coincidência (ou não) a autoria do projecto deste novo edifício é do Sr. Arquitecto Trindade, nome bastante conhecido na Lagoa de Albufeira não só pela diversa publicidade espalhada pela região, como também pelo facto de deter o monopólio neste território. Exemplos disso são a futura igreja da Lagoa de Albufeira e dezenas de obras particulares.

Vamos manter-nos atentos ao desenrolar das coisas e aguardar pelo fim dos trabalhos para apreciar a obra no seu todo. Estamos todos ansiosos por ver como resolvem o problema das acessibilidades!

Por outro lado, com o objectivo de requalificar a marginal da Lagoa de Albufeira, a autarquia está também a preparar uma candidatura ao Interreg, que vai permitir a construção de um passeio em madeira ao longo de toda a margem sul e de estacionamento longitudinal. Vamos ver para quando…

Por fim, verificaram-se ultimamente algumas alterações no novo restaurante Praia Mar principalmente no que toca aos acessos no exterior - parecem estar a prepara a abertura para este verão. Espero brevemente colocar aqui algumas fotos deste edifício.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Andamento das obras

Mais fotos recentes do andamento das obras do novo restaurante.