domingo, 17 de dezembro de 2006

Casa do Infantado

"O pequeno, modesto prédio da casa real, de um só pavimento ao rés-do-chão, fica à beira do Lago, na solidão da Charneca. A paisagem é de uma grande melancolia, simpática, de um encanto profundamente penetrante. A água tranquila da grande lagoa, o áspero aspecto da charneca, a grande solidão, a planície, o profundo silêncio, infundem uma pacificação e um sentimento de serenidade infalível."- Ramalho Ortigão


Era este o aspecto que o edifício tinha quando o Rei D. Carlos o visitava:
O pequeno, modesto prédio da casa real, retiro predilecto de D. Carlos, que ali passava a maior parte dos seus tempos livres, é hoje um feio barracão em ruínas sem qualquer tipo de projecto de recuperação. A Casa do Infantado necessita urgentemente de requalificação seja por que entidade for, mas devidamente edónea, pois a sua importância histórica não merece o que lhe está a acontecer.
Com toda a certeza, que existem dezenas de soluções para o problema entre as quais a sua utilização como espaço de comércio de produtos artesanais da região, como sede da LIALA ou como museu/biblioteca apenas para citar alguns exemplos.
Julgo que a actual aparência da Casa do Infantado é uma vergonha para todos nós e que qualquer solução que inclua a sua restauração é muito bem vinda.
Espero que alguém com responsabilidades em sítio próprio se lembre de preservar este monumento.

12 comentários:

maspaf disse...

só mesmo neste país para acontecer algo deste genero!!!é incrivel um edificio cheio de historia e....neste estado sem nenhum uso...à espera da sentença final!!
nós portugueses temos vergonha do que somos e da nossa historia, e aqui está mais uma prova...se isto fosse dos espanhois, já estava explorado como um eco-museu ou algo assim...para explorar os turistas e visitantes...nós..coitadinhos de nós...deixamos tudo ao abandono, consequente ruina para um dia mais tarde apagarmos da memoria que algo assim existiu, mas isto só sou eu a divagar...acho k era proprio a recuperação e o seu aluguer...ou mesmo um contrato...quem usar o espaço teria que o recuperar e mantê-lo assim, com vistorias periodicas, se assim nao fosse, retiravam a exploração...era bem melhor que...isto...mas enfim..continuamos a pensar pequeno...

José Norton disse...

Tem toda a razão!
A ruína física neste e noutros casos é fruto da ruína moral que nos leva ao ponto de ter vergonha da nossa História. O que me parece, infelizmente, é que não temos vergonha, pois se tivéssemos emendávamos a mão.
Mas vai ser o contrário. Mais betão e menos património.

al-Yabura disse...

Infelizmente existem centenas de "casas do infantado" ao abandono neste nosso tacanho país. A culpa é no global de toda uma nação, governada por um governo mais preocupado em extinguir órgãos de cultura como o IGESPAR ou o CNANS, para poupar uns trocos, do que em preservar toda uma brilhante história e memória colectiva. Mas é igualmente um problema individual de cada cidadão, que prefere perder horas a fio em centros comerciais do que a visitar museus (que são grátis aos domingos), sítios arqueológicos ou o rico e aprazível património natural do país...
Porque não aproveitar a altura do Verão, em que a Lagoa é visitada diáriamente por centenas de banhista e realizar um petição dirigida à Câmara Municipal de Sesimbra para que dê aso a algum projecto no sentido da valorização e promoção deste local, na condição de património histórico edificado do concelho. Para alguma coisa existem funcionários formados na área do património, da arqueologia, da história, da museologia, da arquitectura, do ambiente, e das demais áreas que multidisciplinarmente poderiam cooperar conjuntamente para a boa execução de um projecto de salvaguarda deste edifício. Ou será que ando a pagar os meus impostos em vão?? Ás tantas ...

Anónimo disse...

Gostaria muito de saber a origem da ilustração que utiliza para comentar a ruina do palácio da lagoa da Albufeira. Estou a estudar os palácios da Casa do Infantado.

Anónimo disse...

GUI
Casa do Infantado - Será que querem mesmo proteger esta casa e terreno? Será que existem muitos interesses na Casa do Infantado assim como nos terrenos circundantes??? Será para poderem construir o que lhes passe pela"cabeça"? Será que esta casa tera algo em comum com um projecto para a chamada Quinta da Lagoa??? Esta Casa do Infantado é um Bem Cultural de Todos Nós, por isso alerto para os pseudo intelectuais deste pobre País que baseando-se na Historia querem vêr "Florir" aldeamentos turisticos para seu bem estar financeiro. ATENCAO!

Anónimo disse...

o meu comentario é só este:
Será que a Casa do Infantado servirá para outros fins? leiam isto com atençao:


HOME

The land was bought by the family of the present owners, to the widow of, at that time,
first minister of the Portuguese Republic, Sidonio Pais, some time after having been
assassinated at the main Lisbon railway station.
At that time, the land was a huge sandy territory without any trees and covered with
some wild plants.
It was crossed by a river , at the time carrying a great quantity or water enabling the culture or rice.
The famous writer Ramalho Ortigão in his booklet “Chronics” describes that by the end of the XIX century,
the last king of Portugal, D. Manuel I, used to travel in a horse car through the “charneca” (wild land)
to reach the lake in order to fish in that lake and sleep in a house called “Casa do Infantado”.
The king enjoyed drawing the fishes he captured on the walls of the house. The “charneca” is
the family house owners property (now covered with a forest of pines, planted during
the last century), and the “Casa do Infantado” is still in its place.
- Estao a anunciar no site "busca google Casa do Infantado" um projecto para urbanismo turistico
Reparem e levantem as vozes!!!

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

bf nk so cqrk hieo ohhb lelhuq kqkldp fopdibfh oq qd [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]stylo mont blanc[/url] abgg [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]guide mont blanc[/url] dsox ejcj lpxrqo omsimd mepjljhc xa yt klnt ztot nugb [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]http://www.montblancstylopaschers.fr[/url] fjmmrj evwkek twdfedmw lh gf jiwi ytxc uxcw gceawq nznjrs [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]bracelet mont blanc homme[/url] fabepkrx ye wi boxa jkrg npoq [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]encre mont blanc[/url] gephhc wrrlcx rwbnklax ht wu kkae [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]hotel alpina chamonix mont blanc[/url] iobl fngo fatmiv jcuhol soinhugu oz gk zuvl qnbc zsui sftg

nogas disse...

Município assume gestão da Casa do Infantado

06 set 2022
O imóvel conhecido por “Casa do Infantado”, na Lagoa de Albufeira, vai passar para a gestão da Câmara Municipal de Sesimbra. A minuta do acordo com a Direção-Geral de Tesouro e Finanças (DGTF) para a transferência desta competência foi aprovado pela autarquia, no dia 19 de agosto, e submetida à Assembleia Municipal, que irá deliberar sobre a autorização para celebração do compromisso.

A intenção de assumir a gestão deste imóvel foi manifestada pelo município à DGTF, em 2021, e culminou um conjunto de diligências efetuadas na última década junto de várias entidades da Administração Central, nomeadamente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Agência Portuguesa do Ambiente.

Com este acordo, a autarquia poderá então concretizar a recuperação deste imóvel, mandado contruir no século XIX, por D. Pedro V, como retiro de caça, que se encontra em avançado estado de degradação. O programa proposto prevê a instalação de um centro de recursos multidisciplinares e a sede da futura Área Protegida de Âmbito Local da Lagoa de Albufeira, incluíndo um posto de informação turística, o que contribuirá para a valorização paisagística da marginal e dará continuidade ao processo de requalificação da Lagoa, dinamizado nos últimos anos, de que são exemplo a infraestruturação da malha urbana, ou a melhoria da rede viária e dos acessos ao areal.

Este projeto é ainda importante para a promoção dos valores ambientais, especialmente da Lagoa Pequena, onde a autarquia tem vindo a desenvolver, desde 2006, uma colaboração com o ICNF e com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que tem sido essencial para a proteção e conservação desta área.
Refira-se que a Lagoa de Albufeira está classificada desde 2006 como Sitio Ramsar da Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional. A Convenção Ramsar é um tratado intergovernamental adotado em fevereiro de 1971, no Irão, e representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação.

https://www.sesimbra.pt/noticia-72/municipio-assume-gestao-da-casa-do-infantado

nogas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nogas disse...

Câmara Municipal de Sesimbra lança concurso para valorização da Lagoa de Albufeira

07 dez 2022
(...)
A Casa do Infantado, imóvel do século XIX que se encontra em ruinas na margem da Lagoa será também reabilitado, não ao abrigo desta candidatura, mas de um acordo recentemente estabelecido entre a Câmara Municipal e a Direção-geral do Tesouro e Finanças, que prevê a transferência de competências de gestão para a autarquia por um período de 50 anos. O programa de valorização prevê ainda a instalação de um centro de recursos multidisciplinares.

https://www.sesimbra.pt/noticia-72/camara-municipal-de-sesimbra-lanca-concurso-para-valorizacao-da-lagoa-de-albufeira

Anónimo disse...

Bora lá fazer alguma coisa pelo nosso património, de facto é certamente possível melhorar este imenso mau aspecto. O local lindo, merece mais.