quarta-feira, 30 de maio de 2007

Gestão das Zonas Verdes

Como todos sabemos, ao mesmo tempo que foram feitas as obras de urbanização nas diferentes AUGIs, foram também criados espaços de lazer mais conhecidos como zonas verdes ou jardins e até parques para as crianças.

Infelizmente nenhum destes espaços públicos tem manutenção e o que assistimos é ao crescimento de ervas, mato, etc. e da consequente degradação dos mesmos.
Naturalmente, tratam-se de espaços públicos, pelo menos nas AUGI's que já viram o seu processo de urbanização terminado e entregue à Câmara, sendo da responsabilidade da autarquia proceder à sua manutenção e arranjo.
Até certo ponto é compreensível que da parte da C.M.S. não existam actualmente recursos humanos sempre disponíveis e a "olhar" para a Lagoa (apesar de já há muito o merecer), mas é urgente encontrar uma forma de resolver a situação.
Assim, pensou-se numa solução para a gestão das zonas verdes na Lagoa de Albufeira e está em curso o estudo de um protocolo entre a LIALA e a autarquia onde o objectivo é a LIALA efectuar a gestão dos trabalhos através de fundos injectados pela autarquia (tal como é o seu dever) . Este protocolo tem o objectivo de garantir o tratamento e a manutenção das zonas verdes, caminhos, etc. incluidos na zona de urbanização.
Para já, as ex-AUGIs, ou seja as AUGIs que já viram o processo de urbanização terminado e entregue à Câmara vão brevemente beneficiar deste novo protocolo. Com o passar do tempo e regularização do processo de urbanização de todas as AUGIs chegará a vez de toda a área da Lagoa de Albufeira ser abrangida por este protocolo.
Mais informações e pormenores acerca deste assunto serão conhecidas num futuro próximo, estando a serem feitos todos os esforços para que quem saia a ganhar seja a população e não interesses de pessoas ou entidades.
No entanto quero alertar os responsáveis para que não se esqueçam de algumas AUGIs e em sequência dos moradores que pagaram e contribuiram com tudo aquilo que lhes foi exigido e que obviamente querem ver os seus direitos cumpridos.
Refiro-me nomeadamente à AUGI13 que há muito que tem o seu processo de urbanização finalizado (obras), mas que por motivos estranhos e erros alheios ainda não viu marcada a escritura final que ratifica a passagem de avos para metros quadrados. Por outras razões também não divulgadas, esta mesma AUGI, apesar de ter pago os contentores do lixo e que se encontram guardados num armazém da Câmara, os mesmos ainda não foram colocados nos devidos locais criados para o efeito e por isso não é feita a recolha do lixo naquela zona.
Ao que parece a AUGI13 também não beneficiará para já do referido protocolo. Porquê? É mistério... se calhar é por ser 13 o número do azar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo que parece os "jardineiros" que, recentemente, foram fazer a manutenção da Augi 11, devem ter ficado a saber desse protocolo a meio do serviço porque deixaram a coisa pela metade!..
A manutenção destes espaços singiu-se a:
- arrancar o mato que cresce durante o período de +/- 1 ano, visto ser este o tempo que medeia cada manutenção (e pelo caminho arrancar algumas das plantas, pequenos arbustos e pedras da calçada...);
- cortar o que sobrevive de relva juntamente com o mato que nasceu no meio dela (e pelo caminho cortar os aspersores também.. é sempre a aviar!).
Volto a lembrar, isto tudo só em metade da área da zona verde.. porque o resto não merece...
Como entretanto cortaram os aspersores, e os ditos "jardineiros" não devem saber funcionar com o sistema de rega automático (que entretanto só funciona manualmente, porque avariou por falta de manutenção), as zonas verdes não são regadas e por isso vão morrendo..
Não sei o que mata mais depressa os jardins, a aplicação da manutenção ou a falta dela!?