sábado, 6 de dezembro de 2008

Plano de reconversão da Praia do Meco

Depois de lermos um artigo no número 114 do Boletim "Sesimbra Município" ficamos a saber pormenores sobre as obras de qualificação da Praia do Meco.
Quero antes de mais salientar que nada tenho contra a Praia do Meco, mas sinto que posso manifestar a revolta que a população da Lagoa de Albufeira sente com esta situação, pois têm conhecimento do que se passa profundamente na Lagoa e assim só nos resta lamentar que para a Câmara de Sesimbra a Lagoa de Albufeira seja apenas uma fonte de rendimento na época balnear. Para tal tapam-se uns buracos, reparam-se umas tábuas e acrescenta-se uns metros quadrados de calçada. Meus amigos, isto não chega…

Podem ler o artigo em:

Este plano de reconversão da Praia do Meco está inserido no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado que foi aprovado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Assim, podemos questionar:
  • A Lagoa de Albufeira não pertence à mesma Orla Costeira Sintra-Sado?
  • Não poderia ser feito o mesmo para a Lagoa de Albufeira?
  • Será que a Lagoa de Albufeira não tem importância para o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)?
  • Deverá a Praia do Meco continuar a ser beneficiada e a Lagoa de Albufeira a ser deixada para trás?
  • Porquê todo este dinheiro investido na Praia do Meco? Será por ser o Meco a praia do JET 7? Isso faz da Lagoa a praia do roto e do pé descalço?
  • Será que a LIALA não poderá ajudar?

5 comentários:

Anónimo disse...

baicotas proximas eleiçoes e. para sermos tratados da mesma maneira nao ha jet 7

Anónimo disse...

Bem...a Lagoa desde que eu me conheço sempre foi descriminada pela Autarquia, sim porque eramos Fascistas...pessoas ricas que tinham duas "casas"....até começarem a olhar para nós como a fonte da galinhas de ovos e de sustentação da autarquia com as taxas de loteamento ao abrigo da Lei 91/95.
Mas...este "plano" da praia do meco esconde muitas alineas que se desconhece...meadros interessantes..em que realmente existe uma comparticipação da autarquia ( pequena )...mas...a fatia importante seriam os proprietários a investir e realizar as obras de acordo com o plano( alguns deles cerca de 900 mil euros )como sempre...deixam transparecer que vai ser uma grande obra..e algo de maravilhoso...com o dinheiro dos proprietários...vamos a ver se eles caem nisso

Anónimo disse...

Tenho casa na Lagoa há 36 anos e acho que vou morrer sem a ver como gostaria. Ainda estou para perceber porque raio é tão menosprezada, se tem condições únicas em toda a região. Alguém me pode explicar? Estou farta, revoltada. Agora são os "murinhos" pequeninos, à volta dos terrenos. Aquilo dá segurança a alguém? Em todo o lado se vêm as casas bem protegidas. Ali é proibido. Porquê? Naturalmente para melhor sermos assaltados e sairmos de la para fora... Agora também estão a tratar dos esgotos, mas não é por nós, é para levar para a Lagoa os esgotos de todas as outras aldeias à volta. Mais uma vez somos esgoto final dos outros. Porquê? Será que a Lagoa não merece mais? Que interesses escuros estarão por detrás deste escárnio? Tenham vergonha, senhores que mandam neste país e dêem o devido valor e desenvolvimento ao que, de facto, merece. Estamos todos fartos da política fatela exercida na nossa Lagoa de Albufeira, que apesar de tudo todos amamos tanto...

Anónimo disse...

Boicote às eleições autárquicas já!!!

Jorge disse...

Concordo com tudo o que dizem, no entanto e não querendo desculpabilizar as acções praticadas sobre a nossa lagoa, gostaria que fazer um pequeno esclarecimento sobre um aspecto referido pela Srª Maria Teresa Oliveira, uma pequena correcção se me permite.

Quando diz:
«Agora também estão a tratar dos esgotos, mas não é por nós, é para levar para a Lagoa os esgotos de todas as outras aldeias à volta.»

Bem essa foi a história que se contou durante muitos anos. A verdade é que está em curso um sistema muito complexo de recolha e tratamento de resíduos sanitários (esgotos). As obras que decorrem por toda a lagoa, ao nível de Esgotos ou fazem parte dos projectos de infraestruturas das respectivas AUGI`s ou então fazem parte de um sistema de recolha de resíduos sanitários em grande escala.
Em primeiro lugar todos os esgotos provenientes de todas as AUGI`s serão encaminhados para o terreno onde em tempos se encontrou a sede da LIALA, junto á margem da lagoa. Nesse local foi construído uma grande cisterna que ira receber os esgotos pela força da gravidade. Desse ponto sai uma enorme conduta que será encaminhada para a estação de tratamento de resíduos construída o ano passado no pinhal por cima da praia dos pescadores, entre a praia do meco e a lagoa. Depois de realizados todos os tratamentos necessários aos resíduos estes serão encaminhados por uma conduta mar a dentro, a quilómetros da costa.

Longe de mim querer dar sermões técnicos sobre este assunto, no entanto acho que para nos manifestarmos sobre o que está mal na nossa Lagoa deveremos ao menos estar esclarecidos sobre os temas que abordamos.

Embora ache que ainda á muita coisa por fazer na Lagoa, e muito do que foi feito está errado este caso parece-me ser a solução correcta para o problema de todos os que têm casas na Lagoa que utilizam fossas para recolha de esgotos. Estas fossas poluem os lençóis de água subterranios, contaminão as culturas e pior estas fossas transbordam quase sempre no verão o que aliado a um dia de calor pode ser um pesadelo de mer....

Esta estação de tratamento pode ser visitada pela estrada que parte da bomba da BP de Alfarim em direcção ao mar.

Cumprimentos a todos.
Todos juntos por uma Lagoa de Albufeira melhor.