sábado, 1 de agosto de 2009

Abertura da Lagoa

De acordo com o boletim "Sesimbra Município", desde a Páscoa, altura em que tradicionalmente se procede à abertura da Lagoa de Albufeira ao mar, a Câmara Municipal de Sesimbra já teve que restabelecer a ligação em vários momentos. Apesar de não ser uma responsabilidade sua, a autarquia reconhece que esta operação é vital, tanto para assegurar a qualidade das águas balneares, como para manter o equilíbrio da flora e fauna existentes no local.
Embora não seja a primeira vez que o canal que liga a Lagoa ao mar se fecha durante o Verão, este ano as condições meteorológicas, associadas às marés, têm estado a dificultar a consolidação da operação.Apesar de ser uma tarefa que movimenta meios financeiros e logísticos relevantes, e que por vezes se torna ingrata, pois horas após a abertura as areias voltam a fechar o canal, a Câmara Municipal vai continuar a garantir a ligação durante o período de Verão.

5 comentários:

Anónimo disse...

A C.M.S garante a ligaçao da lago porque e ANO eleiçeos.SE NAO ERA COM A ESTRADA DOS MURTILHAIS
.

Anónimo disse...

MURTINHAIS!!.. e acentos nunca fizeram mal a ninguém.. tornam as coisas mais legíveis.

Anónimo disse...

Ninguém se questionou ainda para onde estão a ir as areias que são sucessivamente colocadas na Costa da Caparica e que rapidamente desaparecem???...
Causa efeito: colocação de areias na Costa da Caparica - desaparecimento das mesmas - crescente açoreamento da Lagoa -sucessivas aberturas da Lagoa ao mar

Jorge disse...

"Abertura da lagoa"

O assoreamento da lagoa é bem mais antigo que o repor consecutivo de areias nas praias da Costa da Caparica. No caso da Costa da Caparica o motivo de consecutivas reposições de areia está directamente relacionado com a remoção de areias da foz do rio Tejo. Esse braço de areia impedia as águas do rio de desaguar paralelo á costa da Caparica.

Não sou especialista na matéria mas há anos que conheço a Lagoa de Albufeira e esta prática de "abrir a lagoa" antes do início da época balnear até se transformou numa tradição. Todos sabem que na Páscoa é hábito "abrir a lagoa". Antigamente neste dia o areal da lagoa enchia-se de pessoas, motas e bugies, existiam vendedores de fartura e tudo. É uma pratica de á muitos anos.

A Câmara Municipal de Sesimbra assegura a abertura da lagoa todos os anos, sejam eles de eleições ou não. Isso é conversa popular. O ano passado fizeram o mesmo e não havia eleições.

Em todos estes anos que conheço a Lagoa de Albufeira lembro-me de uma única vez em que a Lagoa nunca fechou, passou um ano inteiro sempre aberta.

Lembro-me também de uma única vez em que a Lagoa de Albufeira foi dragada e ai é que está o grade problema. A lagoa acaba por fechar devido ás areias que tem no seu interior e não devido ás areias que vêem da Costa da Caparica (embora possam contribuir também). É urgente um dragagem da Lagoa, caso contrário terá cada vez mais areia e menos água.

Em Portugal existe uma "lagoa de albufeira" em muito parecida com a Lagoa de Albufeira que nós conhecemos. Estou a falar da lagoa de Óbidos é claro.

A lagoa de Óbidos também sofre assoreamentos todos os anos, no entanto uma cooperação entre os municípios vizinhos permite que esta lagoa receba trabalhos de dragagem num período de quatro em quatro anos. Sim neste caso podemos dizer que é por causa das eleições, ou não! que importa isso? ao menos a Lagoa de Óbidos é dragada! isso é o mais importante!

O que a Lagoa de Albufeira precisa é isso mesmo! Um esforço conjunto dos Municípios que mais beneficiam com a proximidade com a lagoa. O importante é que se mexam!... Com uma dragagem bem feita a lagoa também poderia aguentar quatro anos sem fechar!... se não tentarem nunca saberão.

Porque não candidatar a lagoa ao programa Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) estando também a lagoa inserida na "Orla Costeira Sintra-Sado" .

Criar um projecto de reabilitação da lagoa, suas margens, fauna e flora, reabilitar a actividade dos viveiros, apoiar os desportos náuticos (vela e kitesurfe) recuperar a casa do infantado dar-lhe um fim e um propósito.

Estes são alguns exemplos do que pode ser feito pela Lagoa de Albufeira.

Este site foi criado por quem gosta da Lagoa de Albufeira, para quem gosta, mas também para quem não conhece e gostaria de conhecer.
Todos são livres de apresentar as suas ideias fazer os seus comentários no entanto quando estes são mais negativos e depreciativos do que informativos. Pode transmitir uma imagem errada a todos os que não conhecem a lagoa e que talvez por isso decidam não conhecer.

A lagoa não é só a estrada dos Murtinhais. Isso é só uma "gota no oceano" de problemas por resolver.

TODOS UNIDOS PODEMOS SALVAR A LAGOA!...
NINGUÉM MAIS SE IMPORTA...

Anónimo disse...

CONCORDO PLANIAMENTE COM O SEU ESCLARECIMENTO SR.JORGE. ERA MUITO GRATIFIANTE QUE HOUVE-SE UMA JUNTA DE FREGUESIA DA LAGOA PARA ZELAR DOS ENTRESES DA LAGOA...