domingo, 9 de agosto de 2009

Recuperação dos Ecossistemas na Lagoa de Albufeira

A Quercus e a Simarsul vão recuperar, a partir de Setembro, alguns ecossistemas da Lagoa de Albufeira. Pretende-se, assim, reduzir a pegada ecológica.
Segundo a Quercus, esta acções de contra-pegada, vão iniciar-se entre Agosto e Setembro e vão incidir na conservação da Lagoa pequena e uma parte da Lagoa de Albufeira. Estes espaços estão classificados como Sítio e Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves da Rede Natura 2000 e também pertencem à Lista de Zonas Húmidas da Convenção de Ramsar.
A associação ambientalista vai, para o efeito, fazer acções de sensibilização e formação aos colaboradores da Simarsul com vista à implementação do programa e acompanhar a execução do plano de redução.
A Simarsul realizou com o apoio da Quercus um diagnóstico da pegada ecológica para medir os impactos ambientais. A Simarsul está a elaborar um plano de redução dos impactos ambientais.
A contra-pegada prevê então investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, que serão implementados na Lagoa Pequena, numa lógica de compensação de metros quadrados ou hectares.
«No primeiro trimestre do próximo ano serão apresentados os primeiros resultados desta parceria», refere a Quercus. A associação salienta que a Simarsul é a primeira empresa portuguesa a subscrever um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica com a Quercus para os próximos cinco anos.
Mais informações em:

1 comentário:

Anónimo disse...

DA LAGOA PEQUENA OU DAS DUAS LAGOAS PEQUENAS QUE A GRANDE E SO AREIA